Tree of Savior Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


TS: ts.treeofsaviorbrasil.com.br:5020
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Bem vindo ao fórum oficial do Tree Of Savior Brasil, este estritamente direcionado ao jogo Tree Of Savior, produzido pela IMC Games. Fundada por Hakkyu Kim. Fique à vontade e descubra esse novo mundo conosco, através de tutoriais, dicas, eventos e muito mais.



Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Facebookpagina_zps6f28d202


Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Gatildeomestre_zps657d0558
Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Liderarqueiro_zps8306132c
Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D MestreEspiritual_zpsf062c907
Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Mestrearqueiro_zps2208d32b
Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Liderarcano_zps31a95cb3
Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Liderdearte_zps2c4e50dc

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Dclass_rodelero_m_zpscceb833f


Gostaria de ser parceiro deste Fórum? Logue na conta Parceiro com a senha parceiro123 e envie um MP para Guel com o link do seu fórum e do seu botton, junto a um e-mail de contato. Quando formos adicionados à sua parceria, o adicionaremos.

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D F2c2814504120543e411c09fb45bf29bSobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Nh0W01i



Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Dclass_dievdirbys_f_zps1f4ba512
Tree of Savior Brasil é uma realização de Hugo, Guilherme, Felipe, Luiz, Rick e Miguel. Um fórum dedicado ao jogo Tree Of Savior com Layout personalizado feito por Miguel e Guilherme com imagens retiradas de diversos sites de divulgação e busca da internet. Template feito pela P.D. usado nos posts de regras e descrições.

O conteúdo referente ao jogo Tree Of Savior, empresa de Hakkyu Kim, IMC Games. Com postages criadas e editadas pela administração do fórum, não obtemos nenhuma espécie de lucro com isso.

Licença Creative Commons
Tree of Savior Brasil © 2014


 

 Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Inhauser
Mestre Arcano
Mestre Arcano
Inhauser


Mensagens : 90
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 29
Localização : São Paulo - SP

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Empty
MensagemAssunto: Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D   Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Icon_minitimeDom Jun 22, 2014 7:27 pm

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D 1e77rk

Temos um grande acúmulo de tentativas de adaptação de RPGs e jogos que beiram aos RPGs para o entretenimento eletrônico, desde o fim da grande crise da indústria de videogames em 1984 - e adaptar o poder das narrativas e construção semiótica do RPG de mesa foi um grande desafio.
Desde os anos 70, quando no início do RPG, dois gêneros de RPG de mesa foram se formando e reformando: um mais voltado para a dinâmica do conflito em si, hack'n slash - dungeon crawler; e outro mais voltado para o conflito indireto, envolvendo conspirações e outros aspectos que tangenciam o conflito. Ambos foram sim bem trabalhados, com suas complexidades, seus acertos e fracassos, seus legados. AD&D como o forte expoente do primeiro e Vampiro: A Máscara do segundo.
Ao transpor os diversos aspectos de ambos gêneros, sincretizando ou não eles, para o jogo digital - O RPG eletrônico teve seus próprios aspectos constituintes em desafio. Dar corpo ao imaginário narrativo, e colocá-lo nas mãos de um usuário do mundo digital foi uma tarefa muito árdua. O cânone literário do RPG de mesa acabou servindo apenas como uma referência no plot, pois as tarefas típicas do jogo digital tiveram centro - gameplay, sonoplastia, level design - tudo de acordo com o contexto tecnológico da época.

O RPG eletrônico de turno e 'tático' pôde prosperar durante as duas primeiras décadas, tratando o conflito em si como uma questão não tão importante para se representar graficamente, e sim o planejamento tático e o envolvimento com a trama de núcleos. Algo provindo da síntese do dungeon crawler com a hipertextualidade dos livros de aventuras-solo. Um jogo eletrônico em que poderia se ter uma certa não-linearidade, podendo avançar e recuar no espaço-tempo, salvar e desligar.
As interfaces de usuário se desenvolveram bastante já que não se poderia representar graficamente tão bem uma dinâmica narrativa. Uma geração inteira de jogadores que tinham por preferência 'mexer em menus' do que 'jogar' se formou na década de 90. Passando por Ultima, Zelda, Final Fantasy, Pokémon até chegar na 'tela cheia e complicada' de MMORPGs como World of Warcraft.

Nos anos 2000, o salto do isométrico para o 3D permitiu uma maior realização das narrativas no jogo digital. Os RPGs eletrônicos assumiram então aspectos que estavam se desenvolvendo e dando certo em outros jogos eletrônicos como de aventura e luta. Poder movimentar um personagem em profundidade e dar essa sensação de controle para o usuário foi tido como uma grande conquista.

Os elementos do RPG consagrados nas primeiras décadas foram deixados um pouco de lado no RPG eletrônico, a ponto de se inaugurar um cânone próprio de um tipo de hack'n slash que considerava mais o gameplay e as cutscenes. Um processo entre Diablo e Devil May Cry. Tal inauguração chegou a abafar todo o projeto de não-linearidade de Shenmue em 1999, só popularizado mais tarde com o sucesso de GTA San Andreas em 2004. E na passagem para o século XXI, os próprios jogos de luta e aventura tiveram versões que se aproximariam do conceito de RPG, pegando somente alguns elementos básicos que mais tarde caracterizariam o Action RPG - por exemplo, o mix de beat 'em up e RPG numa modalidade em Tekken 3, pioneiramente em 1998.

O Action RPG se caracterizou em oposição ao que se considerava 'tédio dos RPGs de menu', ou seja, a redução do gameplay a o manusear de janelas gráficas. Porém, houveram projetos que conseguiram harmonizar muito bem os públicos e os conceitos de forma vanguardista, como Castlevania: Symphony of the Night em 1997. Os RPGs 2D e 2D isométricos tinham ainda grande prestígio (e ainda têm, dado que só ano passado que Pokémon deu o salto para 3D nos portáteis) ao mesmo tempo que a indústria do processamento gráfico pressiona as produtoras para o estabelecimento da Era 3D.

Então, o conflito no mundo 3D foi um diferencial para afastar o RPG eletrônico da construção narrativa do RPG de mesa. Atualmente a fusão com o FPS e o conceito de arena/duelo, são adições ao que se considera Action RPG também. Perspectivas gráficas e motoras ficaram ainda mais acentuadas nos anos 2000 e 2010.
O conflito no RPG passou por representações e estéticas fracassadas dos beat 'em ups até o controle motor dos modernos FPSs. Porém agora, em 2014, temos mais condições tecnológicas-conceituais-simbólicas para melhor fundamentar o conflito no RPG eletrônico.

Na imagem, um contraste entre as formas canonizadas de conflito que podem influenciar o Tree of Savior: de Fighting Force de 1997 para Granado Espada de 2006. De 3D experimental, passando por um 3D mais alicerçado, para um novíssimo 2D-e-meio pós-isométrico.
Deixo para a reflexão: o imaginar de uma ação física, seu espetáculo, sua sensação e sensacionalismo, num grupo de RPG de mesa; O deslize dos dedos em que um personagem gráfico possa representar essa ação física. Como pensar, aguardar, torcer por esse Tree of Savior de 2014 que tem uma enorme carga de quase meio século de RPG e certamente mais da metade de meio século de RPG eletrônico?

Análise feita por Leo Soi.
Ir para o topo Ir para baixo
Didi
Aprendiz
Aprendiz
Didi


Mensagens : 170
Data de inscrição : 22/06/2014
Idade : 28
Localização : Salvador

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D   Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Icon_minitimeQui Jul 10, 2014 9:48 pm

Sucesso de gta em 2004 toda que eu vejo um post com o ano que gta foi lançado, eu lembro de quando eu era pivete e vinha nos jornais que esse jogo estava sendo proibido nos EUA por esta influenciando e inspirando os psicopatas da epoca. e quando eu tive oportunidade de jogar nas LAN foi um sonho .. É nostalgia quando se fala de gta, não sei pra vocês mais para mim é.
Ir para o topo Ir para baixo
HeroH
Escolhido
Escolhido
HeroH


Mensagens : 274
Data de inscrição : 03/07/2014

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D   Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Icon_minitimeSex Jul 11, 2014 1:49 pm

Nunca joguei RPG de mesa, não sou tão velho assim, e por azar todos os meus amigos acabaram nunca se importando com isso e eu nunca tive com quem jogar. Acho difícil comparar um RPG de mesa com um game eletrônico, porém concordo que o ToS tem uma pegada bem completa, um pouquinho de tudo, desde a movimentação até a ambientação.
Ir para o topo Ir para baixo
deuxcartes
Escolhido
Escolhido
deuxcartes


Mensagens : 329
Data de inscrição : 06/07/2014
Idade : 33
Localização : Salvador

Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D   Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Icon_minitimeSex Jul 11, 2014 5:24 pm

Não sou velho, mas já joguei rpg de mesa e seus derivados. Foram poucas vezes, mas você vira uma noite e não consegue terminar a merda. Além do que o grau de identificação com o personagem e as missões que você possui, além das decisões, se assemelham e muito com os rpg's (alguns) atuais, no qual você tem formas diversificadas para alcançar seu objetivo. Em alguns você consegue inimigos, em outros, aliados e por ai vai.

Bom texto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D   Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre os desafios de um RPG de Ação atual, além do 3D e 2D
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tree of Savior Brasil :: TREE OF SAVIOR :: Análises-
Ir para: